Entre as pedras preciosas o diamante é a mais desejada. Se mantêm a mais de três mil anos como sinônimo de poder, riqueza e beleza. Conheça mais sobre essa gema preciosa.
O seu brilho fascina e está cercado de simbologias. Afinal, ao longo da história, o diamante sempre esteve bem acompanhado na presença de reis, rainhas e estrelas de cinema.
Paixão por diamantes: a pedra mais desejada.
Única pedra preciosa produzida por um único elemento, o diamante é composto por carbono puro cristalizado.
Mesma composição do grafite o que os torna distintos são as extremas condições de temperatura e pressão que são necessárias para a formação do diamante.
É a mais dura de todas as pedras, possui a mais alta qualificação de dureza de minerais, sendo valor 10. A Escala de Mohs se quantifica de 01 a 10.
Isso significa que a pedra consegue riscar qualquer outro material existente. Por outro lado sua tenacidade não é tão grande quanto a sua dureza. Por isso ela pode se partir se receber um forte impacto.
Os diamantes são formados abaixo da superfície terrestre, onde a temperatura e pressão são ideais para a formação. E sobem á superfícies através de erupções vulcânicas.
Diamante: características singulares que o tornam especial
Cada diamante é único. Portanto, para mensurar o seu valor foi estabelecido um padrão internacional com quatro características. São avaliadas as seguintes características: lapidação, pureza, cor e peso em quilates.
Lapidação
A tentativa de extrair o máximo brilho e a melhor dispersão de luz foi sempre aprimorada pelo homem quando o assunto é a lapidação.
Por volta de 1910 é que se chegou a perfeição da lapidação brilhante, conseguindo o melhor equilíbrio possível entre o brilho e a dispersão.
A lapidação brilhante se mantém como preferência do público. Porém, a tecnologia proporcionou corte modernos que preservam o máximo de luminosidades das gemas.
Pureza
É quase impossível de se encontrar um diamante 100% puro, que não tenha nenhum traço de carbono cristalizado.
Grande maioria apresenta inclusões, pequenos traços de outros minerais englobados durante o processo de formação, sendo muitas das vezes imperceptíveis a olho nu.
Sendo assim quanto mais inclusões a pedra possuir, menor será o valor do diamante.
Além disso é um trabalho que exige muita atenção, pois para se avaliar a pureza é verificado o número, tamanho e posição das inclusões.
Cor
Por muito tempo quanto mais puro e incolor o diamante era, mais valorizado ele seria. Isso ficou restrito ao passado, a partir do momento que foram descobertos os diamantes coloridos.
Eles possuem um alto valor de mercado e padrões próprios de classificação.
São encontrados diamantes em uma série de cores, como: vermelho, amarelo, verde, azul, rosa, marrom, cinza, preto e branco.
Peso
O peso é uma característica fundamental, mas que sozinha não determina o valor do diamante. Visto que duas pedras com o mesmo peso podem ter valores bem diferentes.
O peso é medido em quilates e cada quilate equivale a 0,20 gramas. O quilate métrico, padrão internacional para o peso, equivale a um quinto do grama.
Um diamante de um quilate é considerado grande. E para medir o peso das demais gemas menores foi dividido o quilate em pontos: um quilate corresponde a cem pontos.
Paixão por diamantes: a pedra mais desejada.
Desde a antiguidade o diamante traz simbologia e poder. Diversas culturas acreditavam que os diamantes davam força e coragem, e com isso adornavam trajes e armaduras.
Acreditavam também que eram estilhaços de estrelas ou lágrimas de deuses que caíam sobre a terra.
Claro que muito foi desmitificado com o passar do tempo, ficando somente o seu verdadeiro significado e profunda admiração.
Por ser uma pedra de tamanha raridade e durabilidade, se tornou uma joia desejada para simbolizar os mais profundos sentimentos, representando o amor e o compromisso, a verdade e a perfeição.
As joias com diamantes são a perfeita manifestação de laços eternos e símbolo máximo de amor.