Utilizadas desde a antiguidade, as joias com pérolas trazem sofisticação e elegância para as produções. A muito tempo fazendo parte da joalheria elas estão cercadas de histórias e curiosidades.
Um clássico que atravessa o tempo e simboliza muito luxo, sofisticação e feminilidade.
É uma gema muito apreciada e difundida no mundo da moda e arte. Como resultado muitas mulheres famosas, ícones de elegância, já apareceram com incríveis joias com pérolas.
Não somente como acessório, a pérola tem espaço no segmento de cosméticos e maquiagens. Isso mesmo! No Japão e na China, o pó de pérola está presente em maquiagens para deixar os rostos com aspecto acetinado e perolado.
Leia também: Cuidados com a pérola
Curiosidades sobre as pérolas:
1- A pérola é uma gema fabricada por animais vivos. Sendo assim a única gema preciosa produzida desta forma no mundo.
2- A pérola resulta do sistema de defesa da ostra contra invasores. Um corpo estranho que entra dentro do organismo da ostra é envolto por uma substancia chamada nácar. Como resultado da cristalização do nácar se origina a pérola.
3- Na remoção da pérola a ostra não morre. Ela é devolvida ao seu ambiente e pode continuar produzindo pérolas.
4- Uma maneira de determinar se a veracidade da pérola é realizando o teste do dente. Deslize-a suavemente pela frente de seus dentes, caso sinta que o material é ligeiramente arenoso, a pérola será verdadeira. Porém se sentir uma textura muito lisa, certamente não será.
5- É muito difícil encontrar duas pérolas idênticas. Por isso na confecção de um par de brincos é preciso observar o par mais parecido, comparando a cor, o formato e o tamanho.
6- O tempo de produção da pérola é longo. Por exemplo, para produzir uma pérola de tamanho médio a a ostra precisa de ao menos 5 anos.
7- Segundo os persas, as noivas deveriam usar pérolas para não chorar no dia do casamento. Eles acreditavam que as pérolas eram as lágrimas dos deuses e assim iniciou essa tradição.
Curiosidades sobre as pérolas:
8- Atualmente, no Japão e na China o pó de pérola é vendido como fonte de cálcio para manter a vitalidade e a longevidade. A composição da pérola é 95% de cálcio, os outros 5% são compostos por sais minerais e materiais orgânicos.
9- Em meados de 1900 se iniciou o cultivo de pérolas. Devido a alta demanda cientistas no Japão e Austrália começaram a experimentar maneiras de intervir no processo natural de produção. Foi em 1893, que Kokichi Mikimoto, desenvolveu o processo para estimular a formação de nácar, inserindo um pedaço de tecido do manto no molusco.
10- A cor da pérola está ligada a cor do interior da concha onde ela está sendo formada. A tonalidade varia do branco ao dourado, no caso das pérolas claras, e do roxo ao preto, no caso das escuras.
Estas foram algumas curiosidades sobre as pérolas.
Certamente a pérola é uma joia cheia de história e significado!
Leia também…
- Brincos para usar no Ano Novo
- Como aproveitar a pré-black da Retran!
- Descubra se seu visual não está te valorizando