O dia 14 de fevereiro é uma data conhecida como “o dia mais romântico do mundo”. Chamado de “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim), esta data celebra o Dia dos Namorados.
Conheça um pouco sobre essa data:
Valentine’s Day: origem e significado
Em meados do século III, por decreto do imperador Claudius II, os jovens não podiam se casar. Para o imperador, o amor distraía e deixava seus soldados fracos. Acreditava-se que o soldado que não tivesse uma família seria mais forte e focado para vencer batalhas, pois não teria que se preocupar.
Valentim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele passou a quebrar a lei e organizar cerimônias em segredo. Mas Claudius descobriu, Valentim foi preso e sentenciado a morte.
Enquanto aguardava sua sentença, Valentim acabou se apaixonando pela filha do carcereiro. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: “do seu Valentim” (e assim se originou a prática de trocar cartões apaixonados!).
Porém, depois de dois séculos a data foi instituída como dia de São Valentim, e passou a ser celebrada.
Dia dos Namorados Brasil
Já no Brasil o Dia dos Namorados resultou de uma estratégia comercial realizada na década de 40…
A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Doria. Dono de uma agência de propaganda foi contratado, pela loja Exposição Clipper, com o objetivo de melhorar o resultado das vendas de junho, estas que sempre eram muito fracas.
A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo. A data começou a “pegar” no Brasil no ano seguinte, quando mais regiões começaram a aderir a ela – posteriormente, a comemoração se tornou nacional.
Qual data comemorar? Comemore nas duas datas!
Aproveite o Valentine’s day para surpreender quem te ama. Saia para celebrar o amor, e tenha os melhores momentos ao lado do seu valentine!
Vale a pena celebrar o amor!