Passam-se os anos e o ouro continua sendo o metal precioso mais desejado. Por isso conheça sobre este, que é o sonho de consumo de muitas pessoas, o ouro. Seria Quilate ou kilate? Conheça a diferença neste post!
Encontrado em diversos pontos da história, o ouro esteve presente como símbolo de status e poder, tanto como adorno ou eternizando patrimônios e relíquias.
E ainda assim existem dúvidas e curiosidades quanto aos termos e histórias que envolvem o ouro. Como exemplo, o termo quilate e kilate.
Quilate ou Kilate? Conheça a diferença
Eles estão relacionados a definição de pureza e peso, mas para materiais diferentes.
O quilate se refere a unidade padrão de peso de pedras. O símbolo é “ct”, e continua sendo utilizado até hoje para pesar pedras lapidadas e diamantes.
Já o termo kilate não se refere a peso, ele serve para definir a pureza do ouro. Diversos materiais preciosos, com o ouro, necessitam de ligas metálicas para terem resistência e estrutura. E o kilate é a informação da quantidade real de ouro utilizado em uma peça.
Joias em ouro
Naturalmente o ouro possui 24 kilates, e quando se adiciona prata, cobre ou outro metal a porcentagem de kilate diminui.
Sendo assim quando a joia é apresentada como 18 kilates ela possui 18 partes de ouro e seis partes de outro metal. Essa informação fica representada pelo símbolo “k” ou “kt”.
Entretanto deve se perguntar que seria vantajoso adquirir uma joia em ouro 24k, porém o ouro em 24k é muito maleável e se torna impróprio para fabricação de joias. Ou seja, é necessária a utilização de metais na produção.
Outra forma que é apresentada pureza do ouro é com o termo inteiro, como 750, que neste caso se refere a porcentagem de teor do ouro.
Confira uma relação das possibilidades que existem no mercado de joias:
O ouro 18k é o mais vendido, pois ele alia proporção de ouro com resistência. E mantêm o seu brilho e qualidade. Certamente é o melhor que vai encontrar no mercado de joias.
Quanto as tonalidades, o que define e ajusta o tom do ouro é a liga metálica utilizada na produção. Explicamos melhor no post Diferença ouro branco e amarelo, leia também!
Agora com este conhecimento vai ficar bem mais fácil adquirir as suas joias e fazer as melhores escolhas.