Quem ama e conhece sobre o universo das joias certamente já ouviu sobre o termo ródio. Hoje é muito comum a presença de joias banhadas com este material e por isso neste post você confere o que é ródio.
O ródio é um metal precioso da família da platina e possui característica de durabilidade e brilho intenso. Sendo muito raro possui alto valor de mercado e várias funcionalidades, tais como: banho para joias, liga para outros metais, catalisador automotivo.
Quanto as joias o ródio proporciona acabamento e destaque, como por exemplo quando usado abaixo das pedras. Além disso confere proteção para o metal banhado, protegendo de desgastes naturais.
Infelizmente, o banho de ródio não é eterno, ou seja, pode ser necessário que a joia passe pelo processo novamente. O tempo de duração pode variar de acordo com a qualidade, frequência da utilização da joia ou contato com produtos químicos.
Ródio e ouro branco
Na confecção da joia, no caso do ouro 18k, a proporção é de 75% ouro e 25% de ligas metálicas. Na produção do ouro branco as ligas utilizadas são metais brancos, como paládio. Entretanto, apesar de as peças produzidas com esses materiais terem coloração puxada para a cor prata, seu brilho não é tão vibrante assim, e elas ainda trazem um leve tom amarelado.
Por isso o brilho e tom prateado que as joias em ouro branco possuem são conferidos pelo banho de ródio.
Ródio Negro
Muito valorizado e presente na confecção de joias, o ródio negro realça ainda mais a cor natural de pedras preciosas.
A tonalidade escura se origina da mistura do ródio com um corante escuro, porém sem prejudicar o brilho ou resistência.
As joias com ródio negro são cheias de personalidade e destacam em qualquer ocasião que as use.
Certamente a joia com acabamento a ródio é uma tendência que não acaba. Quanto mais brilho melhor, quem mais ama?!