Acredite, o diamante sintético, ou diamante cultivado, não é um assunto atual. Sua produção se originou na década de 50, sendo voltada para a utilização industrial. Por isso, entenda melhor sobre esse diamante que é tendência em todo o mundo e não tenha dúvida de sua qualidade.
O que é Diamante Cultivado? Conheça sobre
Inicialmente, é importante destacar a diferença principal entre a gema natural e a sintética: o diamante natural é extraído da natureza, enquanto o diamante cultivado é produzido pelo homem, em laboratório.
Acima de tudo, saiba que o diamante cultivado não é um diamante falso! Ele é sim um diamante, pois apresenta as mesmas características físicas e a composição química do diamante natural.
Como ele é feito:
*Em um ambiente artificial o carbono, elemento base, é submetido às mesmas condições existentes na natureza que originam o diamante, ou seja, submetido a alta temperatura e alta pressão.
*Um dos processos de produção utilizam uma pequena parte de um diamante existente, a exposição do carbono e a alta pressão e temperatura adere novas partículas ao diamante, cristalizando e resultando em uma nova gema.
A perfeição de um diamante cultivado é tanta que visualmente não se distingue do natural, somente utilizando equipamento específico.
Então, de que maneira podemos diferenciar e basear nosso consumo e escolha?
Visualmente sabemos que é impossível, sendo assim o diferencial, que agrada a muitos por assim dizer, é o preço.
O diamante natural tem alto custo quanto a sua mineração, algo que tende a aumentar cada vez mais. Por outro lado, o diamante cultivado não apresenta alto custo, na verdade, chega ao mercado com valor muito atrativo.
Além de um custo menor, se preserva a ética e garantia de origens sustentáveis. Visto que no mundo da mineração sempre se escutou ou presenciou sobre exploração de mineradores, consequências ambientais ou contrabando.
Diamante cultivado x Diamante Natural
Podemos concluir que o diamante cultivado é uma boa alternativa para o mercado, visto que as minas de extração da gema natural são limitadas.
Sem contar o diferencial financeiro, que amplia a possibilidade de diversas pessoas realizarem o sonho de adquirir uma joia cravejada com diamante.
Saiba que o diamante natural tem seu lugar e paixão, pois nada se iguala a raridade e ao luxo de algo da natureza, produzido em milhões de anos. Entretanto, o diamante cultivado vem para atingir um novo espaço no mercado, e trazer uma nova percepção.
Portanto, a Retran Joias traz uma linha especial, cravejada com estes lindos diamantes. Oportunidade para você conferir a qualidade e beleza!
Tenha em mente, na Retran Joias você encontra peças de qualidade e a garantia da matéria prima de nossas joias!
Joias certificadas! Confira AQUI!
Já quero adentrar nessa tendência!
Muito interessante!