No mês passado(Fevereiro-2022) o maior diamante lapidado do mundo, recorde no Guinness World Records, foi arrematado em um leilão online na Sothebys, em Londres.
Diamante Enigma
Adquirido na década de 1990, o diamante Enigma tinha mais de 800 quilates em seu estado bruto. Ele foi talhado manualmente por mais de três anos, disposto em 55 incríveis facetas e posteriormente lançado em leilão.
O seu formato é outra raridade da indústria de joias, sendo inspirado no Hamsa, um amuleto contra o mau olhado.
O diamante Enigma, uma incrível e rara gema, de 555,55 quilates, foi leiloado pelo valor de 3,16 milhões de liras (R$22,5 milhões). Seu comprador efetuou o pagamento com criptomoedas, o que foi uma novidade na tradicional casa de leilões.
Da mesma maneira que o antigo proprietário o atual pediu para se manter anônimo.
Diamantes negros
Os diamantes tradicionais são encontrados em rochas mais profundas. Por outro lado, os diamantes negros são encontrados em depósitos sedimentares perto da superfície terrestre.
Contudo, a sua origem é um mistério para os geólogos e joalheiros. A teoria é que os diamantes negros sejam provenientes de impactos de meteoros ou procedentes de explosões de supernovas, formando asteroides e se chocando com a terra.
Com base em estudos, especialistas relatam que os diamantes negros, que são um tipo de carbonado, contêm traços de nitrogênio e hidrogênio, substâncias abundantes no espaço interestrelar, e osbornita, um mineral encontrado em meteoros. Portanto reforça a possibilidade de não serem da Terra.
Uma característica do diamante negro é sua resistência, tão forte ao ponto de ser quase impossível cortar e polir, diferente dos demais diamantes que são mais fáceis de lapidar.
Ou seja, revela a experiência e técnica necessária no processo de criação do Enigma.
Sem dúvidas este comprador possui um diamante de atributos inigualáveis. Ele tem o maior diamante lapidado do mundo!!