Trouxemos algumas informações sobre as joias com acabamento oco, como é o seu processo de produção, os seus cuidados e vantagens.
No processo de fabricação da joia oca são várias as técnicas existentes e uma delas chama-se eletroformação.
A técnica utiliza a eletricidade para depositar o metal precioso sobre um molde em outro material, como a cera por exemplo.
Sendo realizado várias vezes até que seja atingida a gramatura desejada para a joia, ou seja, formando camadas sucessivas na peça.
A joia será aquecida para que o molde (no caso da cera) derreta e escorra por um furo presente, resultando apenas na joia em seu material precioso.
Esta técnica permite a produção de joias extremamente detalhadas, com diferentes acabamentos e tamanhos, combinando conforto e elegância.
A eletroformação reduz a quantidade do metal utilizado na fabricação, sendo assim se consegue obter peças volumosas com peso mais leve.
Muito importante quando se trata de brincos, pois quando pesados incomodam e seu uso prolongado podem deformar e lesionar o lóbulo da orelha.
Também muito utilizada na correntaria, ou seja, em colares, pulseiras e tornozeleiras.
Além disso, uma joia mais leve proporciona preços mais atrativos e competitivos em comparação com o elo maciço.
Por exemplo: uma joia maciça pode custar de 3 a 4 vezes mais que uma joia oca que tenha o tamanho similar.
Mesmo que muito presente, a joia oca deve estar dentro de suas expectativas e objetivos. Pois é uma peça mais frágil e está sujeita a amassar com mais facilidade.
E uma vez amassada não é possível retornar ao formato original, não tendo reparo.
Certamente tendo zelo e cuidados sua joia, mesmo sendo oca, permanecerá linda e perfeita por anos.
Cuidados com sua joia oca
Evite dormir com a joia. O atrito e peso em cima da joia oca pode provocar danos, sendo assim tenha o hábito de retirar antes de dormir.
Evite puxões e trancos. No caso de colares, pulseiras e tornozeleiras se faz necessária a recomendação, além de arrebentar a peça os trancos podem amassar os elos.
Evite atritos ou movimentos repetitivos. Uma rotina de trabalho no computador pode gerar uma força repetitiva em cima da pulseira, por exemplo. Neste caso alterne o uso, ou opte por usar frequentemente malhas retas, sem presença de muitos ou grandes elos ocos.
Sendo assim, tenha em mente seus hábitos e expectativas no momento de adquirir sua sonhada joia.
A tecnologia nos proporciona cada vez mais: joias incríveis, valores atrativos e grande qualidade.
Uma joia de material de qualidade também pode ser oca e necessitar de cuidados especiais. E ela não se torna inferior por isso, na verdade apresenta certa individualidade e representatividade para momentos e ocasiões.
As joias certas em momentos marcantes de toda sua vida!