Formiga é uma cidade mineira conhecida como a cidade das “Areias Brancas” e “Princesa d’Oeste”. Terra de boa comida, pessoas receptivas e acolhedoras. Com casarões antigos, igreja centenária, belas praças, museu histórico e lagos.
Do Mirante do Cristo, um dos pontos turísticos, é possível contemplar toda a cidade.
Formiga MG: venha conhecer nossa cidade.
Outra atração de nossa cidade é a Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, uma construção que marcou o surgimento e desenvolvimento de Formiga, inicialmente como arraial.
É uma igreja marcada pela presença de traços, contornos e afrescos característicos do estilo barroco e pelas suas entradas laterais. Possui em sua entrada principal portas almofadadas em madeira e ao adentrar nos deparamos com o estonteante altar, púlpitos, lustres, esculturas em madeira, belíssimas pinturas coloridas e douradas.
Ela guarda um tesouro cultural, um imponente e raro órgão de tubos alemão, o quinto maior do Brasil, hoje tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.
Leia também: Conheça a história da Retran Joias
As paredes da Igreja são largas, de taipa de sopapo e adobe, possuem em torno de 50 a 60 cm de largura, com a presença de peças inteiriças de madeira, ombreiras, vergas de canga de porco levemente arqueadas.
A sacristia, localizada ao fundo da edificação, traz ares contemporâneos a estrutura da igreja.
Inicialmente as janelas da igreja, com vãos em ângulos retos limitavam a entrada de luz, sendo assim desenvolveu-se então a técnica onde realizam aberturas nas paredes com mais 45°, o que permitiu a construção de vãos maiores e maior entrada de luz.
Esta técnica foi utilizada nas igrejas e também em residências, para ampliar a entrada de luz e o campo de visão nas edificações.
Dentre as portas e janelas almofadadas de madeira, percebemos elementos como as aldrabas, peças feitas em ferro para realizar o fechamento das portas, e a presença de taramelas para o fechamento das janelas.
A história da população de Formiga, caminha junto às paredes dessa Igreja. Nos deliciamos e mergulhamos em um passado de arte e história, marcado por intervenções, reformas, erros, acertos e principalmente almas e vidas.
Necessita-se valorizar nossa cidade.
Minha city