As joias cravejadas com esmeraldas são almejadas em todo o mundo. A esmeralda é uma pedra preciosa fascinante, rodeada por místicas e belas histórias.
E neste post vamos contar sobre algumas de suas características e curiosidades.
Esmeralda
A esmeralda é a mais nobre variedade do mineral berilo. Com seu belo tom de verde é uma pedra muito apreciada e uma das gemas mais valiosas devido ao preço por quilate.
Possui inclusões em seu interior, o que auxilia em sua identificação e procedência, mas que em contrapartida pode diminuir seu valor. Consequentemente, quanto mais transparente mais valiosa será.
Outra característica é sua sensibilidade a pancadas fortes, riscos e mudanças repentinas de temperatura. Por exemplo, requer maior técnica e habilidade na cravação das joias.
A maiores jazidas de esmeraldas se encontram na Colômbia, mas também é possível encontrá-las no Brasil, Zimbábue e Afeganistão.
Por outro lado, temos uma pedra que faz parte dos primórdios da civilização, que carrega muita história e significado.
Leia também: Topázio: conheça sobre esta pedra natural
Por exemplo, muitos acreditam que ela ajuda a equilibrar a mente e o corpo físico, diminuindo o materialismo e o apego excessivo.
Acredita-se também que a luz refletida pelas esmeraldas, irradia energia terapêutica para mente e o espírito, ajudando na memória, oratória, afastando os medos e proporcionando equilíbrio emocional ao portador.
Verdade ou não, muitas lendas e mitos populares atravessam gerações e resistem ao tempo.
Esta crença, que liga a esmeralda ao poder de cura e restauração da saúde, a torna escolha para cursos como medicina, enfermagem, nutrição, medicina veterinária.
Em conclusão, seu valor vai além do material. Pois toda joia leva consigo grande significado e simbolismo.