Sempre que pensamos em ouro a tonalidade amarela vem a nossa mente. Certamente o ouro amarelo é o mais clássico e mais vendido nas joalherias. E então aparecem as joias em ouro branco, e fica a dúvida, é o mesmo ouro?
Diferença ouro branco e amarelo
O ouro utilizado para se fazer o ouro branco é de fato o ouro amarelo, o que muda é a liga metálica utilizada para desenvolver a joia.
Vamos entender primeiro o que é liga metálica, o ouro em seu estado puro, 24k, é muito frágil e maleável, o que compromete a durabilidade da joia e dificulta o trabalho do joalheiro. Por isso o ouro puro é misturado a outros metais para chegar ao formato da joia desejada.
Esses metais e sua quantidade aplicada irá determinar a cor que a joia vai possuir.
A proporção de ouro/liga metálica em uma joia 18k é de 75% ouro para 25% liga. No caso do ouro amarelo a liga usada geralmente é o cobre, já nas joias de ouro branco empregam-se metais como manganês, prata ou paládio.
Entretanto no caso do ouro branco, apesar dos metais utilizados terem coloração prateada, o seu brilho não fica tão vibrante assim e ainda apresenta um leve tom amarelado.
Confira: Coleção Ouro Branco
Assim para conseguir as joias vistosas com um brilho indiscutível que conhecemos, banham-se as peças com uma camada de ródio. Aproveite e confira, neste post O que é ródio.
Escolha a tonalidade que mais lhe agrada, visto a diferença ouro branco e amarelo, nas joias em ouro 18k você terá a mesma qualidade e durabilidade.