Os acessórios somam em qualquer produção, como resultado tornam o dia a dia mais elegante. Porém no momento de adquirir novas peças, fica a dúvida de qual material e qualidade levar. Confira neste post a diferença entre joia e semijoia.
Quem deseja investir em novos acessórios precisa estar atento a qualidade e durabilidade!
Diferença entre joia e semijoia
Em comparação com a bijuteria, a semijoia e a joia possuem mais qualidade, disso não resta dúvida. Porém existem características que as distinguem a joia da semijoias.
Elas se diferenciam na composição, durabilidade, custo e exclusividade.
A joia é produzida com materiais nobres, como o ouro e prata. Já a semijoia não é produzida com materiais nobres, geralmente ela é estruturada em latão e leva o banho de ouro.
Devido ao material, a durabilidade da joia é maior. O ouro possui grande resistência, por isso é uma joia tradicional que passa entre gerações.
No caso da semijoia, sua vida útil demanda de manutenções, sendo polida e banhada novamente, além de cuidados em relação a quebra e atrito.
Quanto ao custo, certamente o material da peça determina o seu valor. A joia em material nobre possui valor maior e a semijoia possui preços menores. E quando se trata de preço acessível hoje já se pensa e analisa muito além de valor monetário.
Sem dúvidas a joia se torna exclusiva, pois possui um processo de produção mais trabalhoso e por levar materiais mais maleáveis resulta em joias estruturadas e um melhor acabamento.
Por outro lado, a semijoia possui grande diversidade, produzida em larga escala com variados modelos e cores.
Leia também: Descubra a diferença de diamante e zircônia
Como resultado, a joia é destaque em todos os diferenciais, quando comparada com a semijoia. É certo que, para quem ama quantidade a semijoia será a joia mais escolhida.
Entretanto a joia em ouro segue, tradicionalmente, presente no dia a dia de muitas pessoas. Seja através de uma joia de família, seja em um anel de noivado ou aliança de casamento.
Sendo memória de momentos felizes, conquistas e afeto, estes somente eternizados pela qualidade e durabilidade do ouro.